Qi Xi
Qi Xi é a lenda conhecida no Japão como Tanabata. Ela diz que um jovem pastor chamado Niulang, (牛郎, a estrela Altair) certa vez, viu sete fadas a banharem-se num lago. Encorajado por um boi, ele roubou as suas roupas e escondeu-se á espera. As fadas escolheram a mais jovem e bela dentre elas Zhinü (織女, a estrela Vega) para ir buscar as roupas, que o rapaz roubara, de volta.
Ela fá-lo, mas como Niulang conseguiu vê-a nua, ela era obrigada a casar-se come ele. Depois do casamento torna-se uma boa esposa, assim como ele se torna um bom marido.
Mas a Deusa do Céu, nalgumas versões, a mãe de Zhinü, descobre que um mero mortal se caso com uma das fadas e fica furiosa. Tirando a presilha do seu cabelo, a Deusa cria um rio no céu afim de separá-los para sempre (ou seja, a Via Láctea). Mas uma vez por ano, pássaros apiedam-se dos dois e formam uma ponte no céu (鵲橋, Que Qiao) sobre Deneb, na constelação de Cygnus, e por isso elesconseguem ficar juntos durante uma noite, a sétima noite do sétimo mês.
Comentários
Enviar um comentário