Huang Long


Na mitologia chinesa, Huang Long é um dragão sem chifres, que uma vez surgiu a partir do rio Luo e presenteou o lendário Fu Xi com os elementos da escrita. Segundo a lenda, quando ele apareceu a Fu Xi, ele preencheu um buraco no céu, que foi feito pelo monstro Gong Gong. Dizem que o seu acordar, dormir e respirar determinam o dia, a noite, a estação e o clima.

Na cultura da Ásia oriental, as vezes aparece como a quinta besta guardiã do Si Xiang. Esta deidade é o guardião do centro e representa o elemento terra, a quintessência chinesa, bem como a mudança das estações do ano. A sua virtude é a benevolência. Ele não aparece na mitologia japonesa, o quinto elemento no sistema elemental japonês é vazio, então não pode ser representado por uma besta divina. No entanto, o Kouryu (dragão amarelo que representa o imperador japonês) é considerado o seu homólogo japonês, e é dito ser o filho do universo, possuidor da proteção divina dos deuses.

É dito que o lendário imperador amarelo se transformou num dragão que se assemelha ao seu emblema e ascendeu ao céu. Desde que os chineses consideram que ele seja o seu ancestral, às vezes, referem-se a si mesmos como "filhos do dragão". Esta lenda contribui também para o uso do dragão chinês como símbolo de poder imperial.

Comentários