Fu Xi


Na Mitologia chinesa, Fu Xi (Fuxi), Fushi, Fu Hsi (Fu-hsi) (chinês: 伏羲, pinyin: Fúxī, Wade-Giles: Fu2-hsi1), também conhecido como Fo Hi, Paoxi ou Pao-hsi (chinês tradicional: 庖犧, chinês simplificado: 庖牺, pinyin: Páoxī, Wade-Giles: Pao2-hsi1) Mixi (宓羲), ou Taihao (太昊-太皞) (o brilho supremo). É uma personagem da mitologia chinesa e é tido como um imperador que reinou durante os meados do século 29 aC. Ele foi o primeiro dos Três Augustos (三皇 Sānhuáng). Na antiga China ele era considerado um herói mitológico da cultura, atribuindo-se-lhe a invenção da escrita (também atribuída a Cangjie), pescaria e caça. Ele é considerado o fundador na nação chinesa.

Fu Xi nasceu no leito (curso) inferior central do rio Amarelo, num lugar chamado Chengji, na província de Longxi (agora Tianshui, na província de Gansu), mencionado posteriormente em crónicas dos Estados beligerantes. 


Segundo Baihu tongyi (白虎通义) de Ban Gu (班固, 32 - 92):

“àquela época, os seres humanos viviam sem regras morais e não havia laços familiares. Vestiam-se com peles de animais, e viviam como animais, caçavam quando tinham fome, consumindo a pele e sangue de suas presas, ou abandonavam os restos que sobravam, já que não tinham como mantê-los. Por suas observações do céu e da terra, Fu Xi instituiu o casamento, identificou as mutações dos elementos e criou as leis em oito trigramas a fim de ganhar o domínio sobre o mundo.”


antiga pintura de Nuwa e Fu Xi descoberta em Xinjiang.



Ele ensinou os homens os método de cozinhar, caçar, pescar, armas de metal, o primeiro sacrifício para o Céu. Ele rivaliza com Huangdi duas invenções: a cítara guqin (古琴) e o símbolo do dragão, composto de partes de animais (totens) das tribos derrotadas, pois de acordo com alguns textos, ele também era um imperador.

Huang Fumi (皇 甫謐) (215-282) de Jin afirma na sua História de Imperadores e Reis (帝王世紀, dìwángshìjì) que a sua mãe era uma jovem do clã Huaxu (華胥) durante o reinado de Suiren (燧人). Um dia, ela viu uma pegada do Espirito do Trovão (雷澤), uma pegada gigante (Shen Lei), no caminho para a costa do lago Leytsze. Decidiu medir o tamanho do pé e então ela engravidou concebendo assim  Fu Xi que sucederia a Suiren.

Dizem que ele estabeleceu a sua capital em Wanqiu (宛丘) em Henan, na localidade de Huaiyang (淮陽), onde está localizado o montículo onde foi enterrado. Há ainda hoje existem cerimónias no templo, em que lhe fazem oferenda no segundo dia do segundo mês ao terceiro dia do terceiro mês.

De acordo com a genealogia tradicional chinesa, é o ancestral do clã Feng (風), Ren (任), Su (宿), Xuju (須句), Zhuanyu (顓臾).

Comentários